sábado, 7 de maio de 2011

Um olhar sobre a moda no exterior

Oi! Meu nome é Thiago. Sou primo da Alê e estou morando há três meses em Dublin, Irlanda. A Alê me convidou pra fazer um post sobre minhas experiências por aqui. Resolvi então me aventurar no campo da moda e tentar descrever um pouco do que vejo nas ruas da cidade todos os dias.


Bom, estamos falando de um país localizado praticamente na parte superior da Europa. Então o clima frio é um fator de peso no vestuário das pessoas. Jaquetas e sobretudos são indispensáveis, até mesmo nos dias de sol.  De uma hora pra outra esfria ou começa a ventar, então é comum sair de casa bem agasalhado. A temperatura não passa dos 20°C mesmo no verão. A maioria dos lugares tem um local adequado para pendurar ou guardá-los, já que o interior dos prédios é aquecido.A Irlanda foi, por anos, colônia da Inglaterra e por isso todas as tendências são iguais as de lá. Uma das coisas que me chamou bastante à atenção logo nos primeiros dias foi o fato de as mulheres usarem o cabelo predominantemente preso. Mas nada de práticos rabos-de-cavalo. O costume é juntar a parte de trás do cabelo em uma espécie de coque no alto da cabeça, que vai desfiando nas pontas. Chamado de Ballerina Bun, se parece com o penteado que a Amy Winehouse costuma usar (ahá, ela é inglesa), mas sem o exagero.  Para a parte da frente do cabelo, que ficaria solta, existe uma variedade de tiaras de tecido com laços de todas as estampas possíveis (eu particularmente acho engraçado), lenços, flores de pano, presilhas de todos os tamanhos e até uma tiara com abafadores para as orelhas! Como todos por aqui se parecem um com os outros, a idéia é se diferenciar através do estilo. As mais ousadas colorem (ou descolorem?) os cabelos. Os tons de vermelho são os mais comuns, mas já vi cabelos rosas, roxos, azuis  e verdes!

Ballerina Bun (Coque da Bailarina). Ironicamente, bun é também “pão de hambúrguer” em inglês. É, faz sentido.

Outra coisa que notei é a quantidade de maquiagem utilizada, mesmo no dia-a-dia, por mulheres e adolescentes. Imagino que talvez por causa do frio, a camada de base e pó no rosto seja tão espessa para proteger a pele. E também porque elas também são fissuradas em bronzeamento artificial, seja com spray, auto-bronzeador cosmético ou através das  sun  beds, que é o método mais convencional, utilizado inclusive no Brasil. Algumas meninas chegam a ter o rosto alaranjado. Os olhos são sempre bem delineados, geralmente com lápis ou kajal preto e sombras muito fortes.  Desconfio que, em qualquer lugar do mundo, a cor do batom seja algo bem pessoal, então é possível encontrar nas ruas desde os mais discretos até os mais vermelhos. Para quem curte maquiagem, a parte legal daqui é que há uma grande variedade de produtos à disposição, pois aqui existem lojas com grandes marcas como MAC, Bourjois, L'oreal, Revlon a preços que, eu não chamaria de baratos, mas também não são exorbitantes, como no Brasil. Além do que, qualquer produto de beleza aqui na Europa segue rígidos padrões de qualidade, então dá pra confiar até nos mais baratinhos. Passando em uma loja de departamentos dia desses, fiquei surpreso ao ver que dá pra comprar um bom esmalte por centavos. Aliás, tudo aqui é muito barato, inclusive roupas e calçados. Mas isso é assunto pra um outro post, se rolar um novo convite, rs.  



Um look “básico” pra ir fazer a feira. Oi?

Um ótimo final de semana a todos, me diverti muito escrevendo para o Santa Senhorita!
Abraços e até a próxima!




0 comentários:

Postar um comentário